Confira ainda, como o cartão pode contribuir para o gerenciamento financeiro corporativo.
O que vem à cabeça quando você ouve falar em cartão corporativo? Certamente, você associa logo ao gasto com despesas vinculadas a uma empresa, certo? Porém, você sabe realmente como funciona o cartão corporativo e quais são os benefícios para o funcionário e para a instituição?
A OpenTrips acredita nas vantagens do cartão corporativo e oferece aos seus clientes mecanismos seguros e eficientes para usá-lo. Entretanto, antes de adquiri-lo, é importante que você entenda para que serve cartão corporativo e como ele pode beneficiar os funcionários e a empresa. Veja a seguir.
O que é cartão corporativo?
Resumidamente, o cartão corporativo consiste em um cartão de crédito ou débito com função de atender os gastos da empresa. Ele pode ser utilizado por um ou mais funcionários e sócios responsáveis por cuidar das despesas corporativas, e seu uso é regido pelas políticas internas da organização.
Assim como os cartões de pessoas físicas, o cartão corporativo tem taxa de anuidade e limite de gastos, por isso, é necessário ter cautela. É como dizem os mais experientes: tudo em excesso faz mal.
Para que serve o cartão corporativo?
É muito simples entender como funciona o cartão corporativo, basta encará-lo como mais uma fonte de pagamentos, além da conta bancária da empresa. Ele pode ser muito útil na hora de realizar tarefas como:
- repor estoque ou comprar insumos e produtos;
- comprar materiais para escritório;
- dar suporte financeiro em caso de reuniões fora da empresa;
- pagar serviços terceirizados;
- bancar viagens de trabalho no que se refere à hospedagem, alimentação, transporte, etc.
Quais são os benefícios para a empresa?
Agora que você já sabe como funciona o cartão corporativo e para que ele serve, chegou a hora de entender por que tantas empresas estão aderindo a esse recurso. Não são apenas as de grande porte que estão fazendo isso, mas as de todos os tamanhos e ramos de atuação. Confira abaixo o que atrai os empresários.
Facilita o controle de gastos
A primeira vantagem que devemos ressaltar é a contribuição dada à gestão financeira empresarial. No lugar de receber inúmeras notas fiscais de gastos feitos pelos colaboradores, o gestor vai verificar apenas a fatura do cartão, que reúne todas as despesas.
Evita fraudes no reembolso
Segundo dados apresentados pela ACFE’s (Association of Certified Fraud Examiners, Inc.), uma empresa perde em torno de 5% do lucro anualmente devido a fraudes internas em processo de reembolso de viagens, por exemplo. Porém, com o cartão o controle das despesas corporativas, o processo é mais bem-sucedido.
Quais são os benefícios para os funcionários?
É importante frisar que o cartão para funcionários só pode ser usado para gastos ligados à empresa onde eles trabalham. Ainda assim, o cartão continua sendo bastante vantajoso para quem é um colaborador.
A organização financeira é um dos benefícios, já que as contas são geridas pelo profissional responsável pelas contas da empresa. Outra vantagem é a possibilidade de colocar as despesas com hospedagem, alimentação e transporte no cartão corporativo, deixando o cartão pessoal intacto.
Tipos de cartão corporativo
Para optar pelo cartão para empresas, o gestor precisa estar ciente dos tipos de cartão disponíveis no mercado e em que momento eles devem ser utilizados. São eles: cartão pré-pago (débito) e pós-pago (crédito). Veja como funciona o cartão corporativo nas duas versões.
Cartão pré-pago (débito)
Nesse caso, o valor correspondente às despesas fixas do colaborador é depositado direto no cartão. Essa quantia é controlada pela gestão financeira e deve obedecer à política da empresa. Se por acaso for comprovado que o funcionário teve gastos
extras, esse valor é complementado.
Cartão pós-pago (crédito)
A empresa estabelece um gasto máximo, e o colaborador passa a utilizar o ativo. Só depois, com a fatura em mãos, o gestor da organização paga os valores. A revisão de gastos também é feita, porém, quando é crédito, não há depósito complementar.
Cartão corporativo X cartão empresarial
É muito comum as pessoas ficarem em dúvida sobre a diferença entre cartão corporativo e empresarial, e a resposta é muito simples. O cartão corporativo é exclusivo para empresas que têm alta movimentação financeira, e o empresarial é ideal para organizações de menor porte que, por consequência, gastam menos.
Como aprimorar o gerenciamento do cartão corporativo?
Toda empresa que pensa em crescer deseja modernizar suas atividades, ainda mais os setores que contribuem diretamente para a organização financeira do local. Por isso, nossos clientes confiam na Openfy para tornar o gerenciamento mais ágil, seguro e eficiente.
A plataforma de gerenciamento da OpenTrips acompanha, gerencia e controla todas as formas que a empresa gasta a partir de notificações de gastos, painel de transações em tempo real e revisão instantânea de gastos. Ela ainda protege contra fraude e sobrecarga. No nosso site, você encontra mais informações sobre a OpenTrips.
Controle financeiro corporativo é na OpenTrips
Para que as viagens a trabalho aconteçam sem grandes imprevistos e não acabem gerando impacto negativo no rendimento da empresa em vez de trazer bons retornos, é fundamental um bom gerenciamento.
A OpenTrips apresenta a solução completa para os gestores de viagens corporativas. Entre em contato com a nossa equipe pelo site ou pelo nosso aplicativo. Saiba como funciona o cartão corporativo e se surpreenda com as nossas propostas.