Além do gerenciamento dos gastos de colaboradores, os cartões corporativos oferecem mais segurança para a empresa.
Nos últimos anos, a tecnologia vem transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Nas áreas de transações financeiras e operações bancárias o movimento não foi diferente. Vimos empresas nascerem, novas tecnologias surgirem e os consumidores passaram a exigir mais conforto, agilidade e segurança na hora de falar sobre seus gastos.
Contexto dos cartões em empresas
Para a realidade corporativa da maioria das empresas, a tecnologia só veio para somar e a chegada, por exemplo, dos cartões corporativos também no sistema 100% virtual é uma prova disso. Agora, esses são fundamentais para automatizar os pagamentos de fornecedores, gastos de colaboradores e outros compilados contábeis que envolvem o dia a dia de uma companhia. Os cartões virtuais modernos têm uma série de benefícios que são relevantes principalmente para compras à vista em viagens. A maioria dos cartões corporativos hoje funcionam atrelados a uma conta principal da empresa que faz todo o faturamento e controle das despesas. Desta maneira, a própria empresa controla o uso de limite, solicita cartões adicionais e define também, caso seja de interesse do negócio, se os cartões irão ser pré ou pós-pagos. A maioria hoje funciona no modelo pós, com a opção de apenas crédito habilitado.
Controle de gastos e gerenciamento de despesas
Além de todas as vantagens que envolve a adoção de formas de pagamento corporativo, sabemos que talvez a mais importante seja a capacidade companhia de controlar e gerenciar alguns tipos de despesas.
Na prática, com o limite do cartão pré definido e uma política clara, os colaboradores não possuem brechas ou maneiras de escapar do que já é acordado. Para aumento de limite ou solicitação de novos cartões, os líderes sempre precisam ser acionados e somente pessoas autorizadas podem flexibilizar este tipo de medida.
Mas muitas vezes não é nem a empresa em si que preza por um controle maior, os próprios funcionários quando estão em trânsito para reuniões e compromissos preferem que este tipo de decisão operacional já esteja previamente tomado. Além do que, os reembolsos de notinhas desaparecem neste novo modelo. Ao fim da viagem, basta os líderes e gestores acessarem as faturas e lá podem conferir datas, valores e locais.
Vantagens e segurança do cartão corporativo
Por fim, selecionamos três pontos cruciais no tema sobre segurança de cartões corporativos. São eles:
1. Os limites inteligentes de um cartão corporativo levam a um controle mais rígido
Os cartões corporativos permitem que as empresas melhorem sua gestão de controle sobre os gastos comerciais. Elas podem limitar cuidadosamente cada um dos cartões, levando em conta os setores, áreas e níveis de cargos. Além disso, as empresas podem solicitar que todos os cartões exijam a assinatura do colaborador a cada transação, o que dá ainda mais segurança para a companhia.
2. A fraude online é evitada
A fraude online é um fenômeno cada vez mais comum não só no Brasil, como ao redor do mundo. Para aliviar um pouco este risco para as empresas, os cartões corporativos oferecem a sua versão online e virtual, que é ainda mais segura do que uma versão tradicional de um cartão físico. Na prática, um grande benefício dos cartões virtuais é que seus números de conta gerados podem ser cancelados ou podem mudar a cada transação, caso o usuário opte por esta opção. Além disso, seu cancelamento é muito mais rápido, assim como sua substituição. Há também a o fato do armazenamento de informações do usuário. Tradicionalmente, os fornecedores que usam cartões físicos podem armazenar as informações recebidas quando um usuário passa o chip na maquininha. Isso possibilita a exposição e compartilhamento de informações.
3. Oportunidade de descontos nas transações
Por fim, os cartões corporativos, principalmente no formato virtual, podem ser um gerador de receita. Como? Além das economias de custos geradas pelos controles mais próximos, seu uso em escala corporativa pode levar a maiores economias por meio de descontos. Se uma empresa está pagando todos os seus gastos com um mesmo banco ou bandeira de cartão, ela pode negociar com fornecedores e parceiros. Além de conseguir melhores cotações em moedas estrangeiras.
Concluindo, o uso deste tipo de tecnologia representa uma relação ganha-ganha imprescindível para a transformação digital das companhias brasileiras.
Com a OpenTrips, a demonstração é fácil e a implantação super completa. Agende um horário com nossos consultores e conheça melhor nossos serviços.