Como criar uma política de viagens efetiva?

política de viagens

As políticas de viagem possuem um objetivo claro de organizar os processos corporativos. Mas como fazer com que os colaboradores engajem com essas regras? Esse é o grande desafio do momento.

A pandemia transformou a forma como organizamos as viagens de forma geral no Brasil e no mundo. Mas o setor de viagens corporativas foi um dos mais afetados. Neste momento de retomada, a tendência é que os traslados retornem, mas a pergunta é: como ficam as regras e políticas? Depois de aprendermos com toda a incerteza causada nos dois últimos anos, é normal que as políticas se alterem e ganhem novas cláusulas.

Focando em diminuição de custos e riscos, as empresas repensam as formas de viagens e a quantidade de vezes que os funcionários realmente precisam se deslocar. Viagens de negócios mal planejadas ou mal executadas podem gerar um custo extra desnecessário para o caixa de uma companhia, alterando drasticamente o resultado.

Por isso, uma boa política de viagem deve conter a previsão dos cenários mais incertos possíveis. Só assim, a empresa estará um pouco mais segura quanto a alterações e cancelamentos e deixará o colaborador mais seguro.

Para uma política eficaz, a “organização” deve ser a palavra do momento. A ideia de um guia bem definido é deixar ambos os lados mais seguros: companhia e funcionários. Neste guia, vale inserir informações e regras sobre compra de passagens, hospedagem e deslocamento, além de todo fluxo de aprovação de despesa, limite de gastos e regras para reembolsos.

A linguagem deve ser clara e objetiva, não gerando qualquer tipo de brecha para ambiguidade ou má interpretação. Além disso, é importante abrir um canal para perguntas e respostas sempre ativo, assim todos os funcionários que vão viajar podem se sentir seguros quanto a novas dúvidas.

Mas de nada adianta uma política bem redigida, se não for bem comunicada a todos os funcionários que viajam. Hoje, o maior desafio das empresas e dos gestores é justamente garantir que as informações cheguem de forma clara aos colaboradores. Para isso, é preciso que os gestores passem a ser facilitadores e multiplicadores dessas informações, entendendo que só assim os custos e riscos serão diminuídos. Treinamentos, palestras e documentos de fácil acesso são algumas sugestões para disseminar as informações.

É preciso desmistificar o tema de que políticas de viagens quase nunca funcionam e ser claros quanto aos aspectos necessários para fazer uma boa viagem, proveitosa e segura. Encontrar o equilíbrio na rigidez das regras não é uma tarefa simples, mas o importante é entender que estas sempre podem ser revistas de acordo com o contexto externo.

E aí, ainda na dúvida sobre a eficácia de uma boa política de viagensEntre em contato com o nosso time que auxilia a sua empresa neste desafio.