O “bleisure” é uma prática comum no cenário internacional que começa a ser implantada no Brasil
“Viagem a negócios ou a lazer?” Você provavelmente já ouviu essa frase em alguma recepção de hotel, agência de turismo ou passeio, não é mesmo? Mas em um cenário no qual o turismo retorna às suas atividades, o contexto parece um pouco desatualizado. A nova tendência do momento, denominada de “bleisure” em inglês, mistura viagens de negócios com lazer e cria uma nova experiência de viagem.
Cada vez mais, as empresas buscam por soluções modernas e integradas na experiência do colaborador. Ter em mente que, em um mesmo destino, o viajante pode unir interesses profissionais e pessoais é o novo mindset do momento.
Mas afinal, o que significa uma viagem “bleisure”?
Com a geração mais jovem atingindo cargos de liderança nas corporações, é comum que surjam novas tendências no setor de viagens corporativas. O termo “Bleisure” une as palavras business (negócios) e leisure (lazer), e significa que, em uma só viagem, você pode unir o trabalho com momentos de lazer.
Sendo assim, os interesses dos colaboradores ao embarcarem em viagens corporativas mudam, pois esses sabem que apesar dos compromissos profissionais, também é possível curtir a paisagem, conhecer os atrativos turísticos e tirar um tempo para o lazer e descanso. Melhor dos dois mundos? A ideia é essa.
No conceito de uma viagem “bleisure”, o período de estadia pode ter um ou dois dias a mais, destinados totalmente para o turismo e interesses pessoais do viajante. Os horários dos compromissos se tornam mais flexíveis e a oportunidade é uma chance de o viajante conhecer o local, vivenciar a gastronomia, fazer compras e até criar conexões que não sejam profissionais. Além disso, os colaboradores são incentivados a adicionarem famílias e amigos neste roteiro extra.
Quais são as principais vantagens deste modelo?
A ideia é que essas oportunidades de viagens se tornem um grande benefício ao colaborador, sendo visto como uma ferramenta a mais de engajamento para a companhia. Se você está indo a um belo destino a trabalho, por que não aproveitar o tempo para apreciá-lo?
Segundo pesquisas recentes do setor, o viajante “bleisure” moderno tende a ser culturalmente curioso, e tem um enorme interesse gastronômico. Então, se a empresa estiver interessada em agradá-lo, ela pode adicionar dicas especiais ao roteiro e entender seus interesses a fundo.
Em um momento de retomada e de tantas mudanças no ambiente de trabalho, vemos cada vez mais as empresas investindo em seus colaboradores. Essa prática se torna um benefício e tanto para os colaboradores e é um diferencial em relação as outras empresas do setor.
Além dos benefícios para a própria companhia e colaborador, ao praticar a tendência “bleisure”, demais setores da economia são movimentados, como parte da rede hoteleira, gastronômica e de transportes locais. Fazendo isso, é uma forma também de movimentar o mercado nacional e internacional.
Na visão do funcionário, há outras vantagens como aumento do network, melhoria nas negociações com fornecedores e crescimento na carreira, pois terá mais informações estratégicas dos negócios e demonstrará proatividade para a companhia. Além disso, ele pode apreciar o ganho de conhecimento cultural, e também a prática de um novo idioma, quando for o caso.
Portanto, fica mais do que claro que a iniciativa é uma forma de ganha-ganha para ambos os lados: funcionário e empresa! Não dá para ficar pra trás, não é mesmo?