Independentemente de porte ou segmento de uma organização, um consultor de viagem é um profissional essencial para os processos internos. Afinal, entre as funções dele, está o gerenciamento de serviços relacionados à viagem.
Quer saber mais sobre essa profissão? Neste artigo, reunimos todas as informações sobre a atuação do consultor de viagens corporativas. Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas acerca das funções desse especialista que pode agregar muito valor para a sua empresa.
O QUE É UM CONSULTOR DE VIAGEM?
De forma geral, o consultor de viagem é o responsável por todos os processos relacionados a uma viagem. A partir desse acompanhamento, ele identifica melhorias que podem ser adotadas no atendimento.
Além disso, os principais objetivos dele são compreender e prever as necessidades do grupo. Sendo assim, ao receber solicitações de viagem, ele sempre busca o melhor custo-benefício.
Em outras palavras, ele presta uma consultoria de viagem completa. Para isso, desempenha diversas atividades dentro e fora do Brasil, conforme o destino escolhido.
O QUE FAZ UM CONSULTOR DE VIAGEM?
Você já se perguntou: consultor de viagem, o que faz? Essa é uma dúvida bastante recorrente, pois os serviços de consultoria costumam ser muito abrangentes. Entretanto, entre as atribuições deste profissional, podemos destacar:
- reserva de hospedagem;
- pesquisa de seguro-viagem;
- reserva de serviço de traslado;
- locação de aeronaves e veículos;
- assessoria para passaporte e visto;
- check-in antecipado e atendimento em aeroportos;
- reserva e compra de passagens aéreas e terrestres;
- realização de eventos, desde a idealização até o planejamento e a organização.
Dessa forma, por meio dessas funções, o que o consultor de viagem faz é proporcionar a melhor experiência de viagem possível a um grupo ou um funcionário, por um preço menor do que o habitual.
Além disso, o profissional trabalha na implantação de soluções e ferramentas tecnológicas, que auxiliam o trabalho e simplificam ainda mais os processos internos da companhia.
Essa busca constante e transparente por excelência e otimização de processos é uma das principais características do trabalho do consultor de viagens. Porém, para as atividades terem retornos positivos, de fato, o especialista precisa compreender o funcionamento da empresa por completo.
A partir da identificação da dinâmica interna, das necessidades, dos processos gerenciais e dos outros elementos inerentes à cultura empresarial, o consultor define as diretrizes para o sucesso de cada viagem. Assim, ele atende às expectativas dos grupos.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO CONSULTOR DE VIAGEM?
A principal característica de um bom consultor de viagem é o foco nos resultados. Para alcançá-los, o profissional precisa de comprometimento, habilidade na estruturação de processos organizacionais e facilidade com metas. Por isso, é desejável que ele seja formado em administração ou turismo.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CONSULTOR DE VIAGEM PARA AS EMPRESAS?
O consultor de viagem traz às empresas muitos benefícios, que abrangem os mais diversos níveis da operação do planejamento de viagem. Veja a seguir os principais entre eles.
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO
O primeiro benefício da lista é a otimização de tempo. Por meio desse trabalho de gestão de viagens corporativas, são economizadas horas de expediente — para muitos, tempo é dinheiro.
Isso porque, quando não há um profissional exclusivo para desempenhar essa função, os funcionários de outras áreas são designados às tarefas relacionadas à organização de viagens. Eles perdem até mesmo dias fazendo pesquisas, sem ter o conhecimento necessário sobre os processos atrelados a essas buscas.
AUTOMATIZAÇÃO DE RECURSOS
O profissionalismo na execução das atividades é um dos pontos mais relevantes para explicar e exemplificar a importância do consultor de viagem para as empresas.
Nesse sentido, como mencionamos, outra vantagem é que o especialista aproveita ao máximo a tecnologia na execução do serviço, o que facilita o monitoramento dos processos estabelecidos acerca da viagem em tempo real.
ASSISTÊNCIA E MONITORAMENTO
O consultor de viagem também oferece assistência ao grupo no decorrer de toda a viagem. Alguns detalhes, como o acompanhamento dos gastos realizados com o cartão corporativo, por exemplo, contribuem para a realização de correções e ajustes, caso haja necessidade. Assim, gastos desnecessários e desperdícios são evitados.
PODER DE BARGANHA
Por fim, um ponto que merece destaque é que o consultor de viagem negocia em maior volume, o que um funcionário não poderia fazer sozinho. Assim, os gastos com passagens aéreas, despesas com hotéis e aluguéis de veículos caem consideravelmente.
Desse modo, a empresa tem uma economia significativa em serviços de turismo e viagens corporativas. Ela também passa a oferecer assistência e atendimento aos viajantes 24 horas, mesmo em fusos horários diferentes.
VALE A PENA CONTRATAR UM CONSULTOR DE VIAGEM?
Agora que você já sabe o que faz um agente de viagens, fica claro que contar com esse profissional é fundamental para empresas de médio e grande porte. Essa contratação não deve ser encarada como um gasto, mas como um investimento. Em curto prazo, a organização terá um melhor custo-benefício nessas demandas.
As pequenas empresas não têm muitas viagens, então, para elas, essa contratação é mais complicada, visto que o profissional não terá demanda diariamente. Nesse caso, é importante continuar com as plataformas de gerenciamento de viagens corporativas.
CONHEÇA A OPENTRIPS
Se você é consultor de viagem, gestor ou funcionário em busca de informações sobre viagens corporativas, conheça a OpenTrips — uma solução completa que oferece ferramentas de reservas on-line, gerenciamento de viagens e soluções de pagamentos em uma só plataforma.
Nela, você realiza o planejamento de roteiros da maneira que preferir. Isso garante mais segurança e conforto aos grupos, além de economia de tempo e dinheiro. Tudo com acompanhamento ao vivo e sem nenhum intermediário. Clique aqui e agende já sua demonstração!