No universo das viagens corporativas, a escolha da hospedagem é parte fundamental para que os objetivos dos viajantes sejam cumpridos. Ter um sistema que facilite e agilize tal escolha é essencial.
Muitos não imaginam, mas a escolha de hotéis e hospedagem durante uma viagem de trabalho é um passo muito importante e até estratégico. Dependendo do contexto e objetivo de negócio, os viajantes devem investir tempo e ter atenção na hora de decidir em qual local vão se hospedar.
Apesar de grande parte das viagens corporativas hoje se resumem ao conhecido formato de “bate-volta”, isto é, não necessitarem de uma hospedagem para pernoites, as viagens um pouco mais longas necessitam um planejamento maior por parte dos colaboradores. A reserva de um hotel, passo que normalmente é feito logo após a compra das passagens, exige tanta atenção quanto a primeira etapa.
O primeiro fator definitivo na escolha de hotéis é a questão do tempo. Hoje em dia sabemos que os tempos de deslocamento, por mais que ainda possam ser úteis para o trabalho, é normalmente um tempo desperdiçado no dia do funcionário. Por isso, evitar muito tempo perdido neste tipo de trecho deve sempre ser um objetivo para quem gerencia uma viagem. Além de tempo, o colaborador que consegue ter maior conforto e comodidade na sua hospedagem, também estará mais disposto para os compromissos de trabalho, fazendo os custos da viagem valerem mais a pena. Por isso, logo após comprar as passagens, os gerenciadores de viagens já devem olhar para a hospedagem com bastante atenção.
Na hora da escolha de um tipo de quarto ou hospedagem, é muito importante que o colaborador ou aprovador de viagem tenham em mente as regras da política de viagem da empresa. Por lá, os viajantes conseguem ter clareza de quais as normas para a escolha do quarto, valor, número de diárias e também, quando se viaja em equipe, se é necessário ou não o compartilhamento de quartos entre os membros do time. Tudo isso estará explicitado na política e os gerenciadores de viagem também podem tirar dúvidas, caso haja.
Além da política, o viajante pode também optar por olhar possíveis acordos comerciais entre a empresa e as redes de hotéis. É muito comum que os grandes grupos se unam para oferecer eventuais descontos ou benefícios.
Por fim, mas não menos importante, como qualquer viagem, os horários e a agenda de compromissos são muito importantes. O viajante deve sempre observar as regras da própria hospedagem quanto a check-in e check out. Além disso, com o trabalho remoto cada vez mais implementado ao redor do mundo, o wi-fi também é algo muito analisado e levado em consideração na hora de decidir por um hotel. Lembre-se sempre de repassar o cronograma completo de viagem para entender se aquela hospedagem de fato te atende na viagem. Além disso, repense sempre onde estarão seus principais pontos de interesse: locais de visita, reunião ou até alimentação.
Por fim, lembre-se que a tendência de “bleisure” também está em alta e caso o colaborador decida estender algumas horas para lazer, a hospedagem também deve ser estratégica e próxima a estes pontos de interesse. Hoje em dia, os hotéis mais voltados ao setor de negócios estão cada vez mais expandindo suas expertises para alocar passeios de lazer entre os cronogramas executivos. Seja a visita a um ponto turístico ou uma experiência única e local. O fato é que ser objetivo e assertivo nesta escolha é fundamental.
Com a OpenTrips, os passageiros e viajantes podem sempre contar com nossa equipe disponível 24/7 para tirar dúvidas e realizar sugestões de melhorias no itinerário. Além disso, nosso sistema é todo pensado para o autogerenciamento do viajante.