Eventos corporativos: o que são e por que investir na iniciativa?

eventos corporativos

Investir em eventos corporativos é uma ótima estratégia de endomarketing para fortalecer a imagem da empresa junto aos seus colaboradores. Mas você sabia que existem vários tipos de eventos, que podem ocorrer dentro ou fora da sede, com formatos, durações e objetivos diferentes?

Pensando nisso, hoje, vamos te contar tudo sobre tipos de eventos corporativos, como organizá-los e quais os benefícios que eles podem trazer para a organização. E mais: confira como fazer a gestão do deslocamento dos funcionários no caso de eventos que ocorrem longe da sede. Vem com a gente e não perca nenhum detalhe!

 

O que são eventos corporativos?

Eventos corporativos nada mais são do que ocasiões em que a empresa organizará uma programação especial para os funcionários, fora do ambiente de trabalho e da rotina convencional. 

Em geral, o principal objetivo da realização desse tipo de evento é promover a interação entre os colaboradores e reforçar o senso de pertencimento à cultura da empresa.

Para a realização dos eventos corporativos, muitas companhias contam com o apoio de empresas especializadas em gestão de eventos, que ficarão encarregadas de organizar detalhes, como espaço para locação, buffet, fotografia, entre outros serviços, de acordo com a verba previamente estipulada.

Já outras organizações contam com departamentos inteiros focados na produção de eventos e no endomarketing. Nesse caso, a destinação de verba para o evento será reduzida, já que, em muitos casos, não é necessário contratar consultorias especializadas por fora.

 

Por que investir em eventos corporativos?

Agora, você já sabe o que são eventos corporativos e quais as diferentes maneiras de organizar um. Porém, por que esse tipo de iniciativa deve estar no orçamento da sua empresa? 

Bom, em primeiro lugar, ocasiões como essas estimulam os funcionários a ter interação com outras equipes. Com isso, a empresa estará propiciando uma rede de networking, além de incentivar o trabalho colaborativo entre times distintos.

Além disso, a quebra da rotina é uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados e engajados com os objetivos da empresa. Com isso, o clima organizacional se fortalece, estimulando o engajamento entre as equipes, a produtividade no dia a dia e a retenção de profissionais por mais tempo.

Os eventos também podem ser uma ótima oportunidade para reconhecer os profissionais que estão se destacando e/ou estimular o aprendizado. Assim, os funcionários podem desenvolver conhecimentos úteis para o seu aprimoramento profissional e pessoal e, por consequência, alavancar os resultados da empresa.

 

Tipos de eventos corporativos

Quando o assunto são eventos corporativos, muitas pessoas podem pensar que só existe um formato específico para esse tipo de ocasião. No entanto, a verdade é que são muitas as formas que um evento como esse pode assumir. A seguir, listamos algumas das mais comuns:

Confraternização

As confraternizações são eventos internos muito populares nas empresas. O propósito da ocasião é promover a integração entre as pessoas para além do trabalho. Por isso, nesses momentos é estimulado conversar sobre outros assuntos e aproveitar a oportunidade para conhecer melhor os colegas de trabalho.

Em geral, nas confraternizações a empresa leva os funcionários a um local diferente, como restaurante, bar, hotel, chácara ou outro tipo de ambiente informal, para que eles possam se divertir. É comum haver música, comida, bebida e atividades recreativas, como karaokê e jogos.

É uma boa forma de fortalecer a união dentro e fora das equipes, mas é preciso cuidado para não estimular comportamentos inadequados. Afinal, apesar do ambiente mais informal, ainda se trata de um evento de trabalho.

Lançamento

É o evento ideal para quando a empresa pretende lançar um novo produto ou serviço. Ele pode ocorrer em diversos formatos, como livestream, ativação interativa, show, entre outras opções.

A partir dele, é possível chamar a atenção dos colaboradores a respeito de uma novidade que está acontecendo na empresa, fazendo com que eles se sintam parte integrante do lançamento.

Palestra

Já as palestras corporativas são formatos em que um ou mais oradores preparam uma fala para discursar aos funcionários da empresa. Em geral, as palestras podem ter o propósito de motivar, falando sobre resultados obtidos pela empresa, ou transmitir conhecimento, ocasião em que o objetivo final é a aprendizagem.

Outro formato comum são os seminários, cujo objetivo é suscitar o debate de ideias sobre temas de interesse da empresa. Normalmente, o seminário conta com a mediação de um orador, que deve fazer a exposição do assunto e estimular a discussão entre os funcionários. 

Workshops

Por sua vez, os workshops empresariais também buscam estimular o aprendizado entre os funcionários, mas por meio da interação e da aplicação do conhecimento obtido na prática em dinâmicas, na resolução de cases ou em outras propostas.

É um formato que faz parte de diversos programas de educação corporativa, já que permite colocar a mão na massa. Tanto os workshops quanto as palestras e os seminários podem fazer parte da programação de um congresso ou uma conferência, tendo, normalmente, duração maior.

Visita à empresa

Quando a empresa possui fábricas ou lojas em outras cidades, promover viagens corporativas para esses locais pode ser uma ideia interessante. Assim, os colaboradores acostumados ao ambiente corporativo podem ver como funciona, na prática, o serviço ou produto que estão trabalhando para promover.

 

Conte com a OpenTrips para a gestão de viagens para eventos corporativos

No caso de eventos corporativos que exigem que o funcionário se desloque da cidade onde mora para participar, é imprescindível que a organização tenha um bom planejamento e uma boa gestão de viagens corporativas. Afinal, cabe à companhia cobrir os custos dos colaboradores e garantir uma experiência de qualidade.

Para isso, conte com a OpenTrips. Somos uma travel tech focada no mercado de turismo corporativo e contamos com soluções para a gestão das viagens do dia a dia empresarial, como sistema de reservas on-line, controle de gastos em tempo real e muito mais. Entre em contato conosco e conheça a nossa plataforma!