O que é GDS e como ele ajuda na gestão de viagens corporativas

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Você já ouviu falar de GDS? Essa sigla é uma das mais conhecidas no universo da hotelaria e do turismo. E para as empresas que precisam enviar seus funcionários em viagens de negócios, entender o que é GDS e como ele funciona é essencial para otimizar a gestão de traslados, hospedagens e mais.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para explicar do que se trata o sistema GDS, além de contar como ele pode ser de grande ajuda na gestão de viagens corporativas da sua empresa. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe!

 

GDS: o que é esse sistema?

Então, o que é GDS? A palavra é uma sigla para a expressão Global Distribution System ou sistema de distribuição global, na tradução livre para o português. Ele nada mais é do que uma rede ou um portal formado por agentes de viagens e operadores turísticos do setor aéreo, hoteleiro, entre outros.

Ao se conectar ao sistema, os agentes de viagem conseguem visualizar pacotes e ofertas disponíveis para reserva de quartos de hotel, passagens aéreas, aluguel de carro e outros produtos de viagem. Por sua vez, tais estabelecimentos conseguem ter acesso às agências cadastradas no sistema.

Assim, as agências de viagem conseguem realizar as vendas e reservas de pacotes para os seus clientes através da facilitação da rede GDS. O grande benefício, é claro, é o contato facilitado entre operadores turísticos e a comparação de preços e ofertas, de forma a oferecer o melhor custo-benefício ao cliente.

De modo geral, o setor hoteleiro é um dos maiores usuários desse sistema. Os hotéis vinculados a uma plataforma como essa podem divulgar suas tarifas, disponibilidades para reservas e ofertas de pacotes, permitindo que os agentes façam reservas em nome de seus clientes. 

Para essas empresas, utilizar um GDS é uma estratégia essencial de distribuição de quartos, além de ajudar a fortalecer o reconhecimento da marca entre os agentes de turismo. Entre os benefícios, é possível citar o aumento no número de reservas, no incremento da receita e na automatização de processos.

 

Exemplos de GDS

Já sabemos o que é GDS e como ele funciona. Agora, é importante conhecer alguns dos mais comuns sistemas disponíveis no mercado. Afinal, é por meio deles que as agências de turismo podem facilitar a rotina de gestão de viagens de negócios da sua empresa. Confira, a seguir, os três principais GDS do mercado:

 

Amadeus

amadeusO GDS Amadeus é o maior sistema de distribuição global em participação de mercado, com força especialmente na Europa. Criado em 1987, pelas companhias aéreas Air France, Lufthansa, Iberia e SAS, a empresa sediada em Madrid, na Espanha, responde por cerca de 40% das reservas das agências de viagens.

Estima-se que, hoje, o sistema Amadeus seja utilizado por 90.000 agências de viagens em todo o mundo. A plataforma conecta operadores de serviços turísticos às agências, no sistema business to business (B2B), e aos usuários finais, através do modelo de negócios business to customer (B2C).

 

Sabre

Enquanto o Amadeus domina o mercado europeu, nos Estados Unidos o sistema prevalente é o Sabre GDS. É considerada a mais antiga plataforma desse tipo disponível do mercado, tendo sido criada na década de 60. Atualmente, estima-se que ele atende cerca de 60.000 agências ao redor do mundo.

Sediada no estado americano do Texas, a empresa se destaca pela alta porcentagem de reservas de hotéis em detrimento de outros produtos turísticos. O sistema oferece acesso 24 horas por dia aos estoques de hotéis e às soluções de tecnologia de hospitalidade.

 

Travelport

O Travelport GDS, por sua vez, é um sistema que compreende plataformas como Galileo, Apollo e Worldspan. Com sede no Reino Unido, a empresa ocupa uma posição mais modesta no mercado quando comparada às suas maiores concorrentes.

A grande vantagem da Travelport é que ela depende menos do seu mercado doméstico e tem grande força e penetração de mercado mais uniforme entre os continentes americano, europeu e asiático.

 

Como o GDS pode ajudar na gestão de viagens corporativas

Quando o assunto é responder à pergunta “o que é GDS?”, é importante considerar que o sistema não só auxilia empreendimento do turismo de lazer, mas também pode ser essencial para gerir viagens corporativas. São inúmeros os benefícios de contar com um GDS para a gestão de viagens da sua companhia.

Em primeiro lugar, ao utilizar um GDS por meio do auxílio de uma agência de viagem corporativa, a sua companhia tem acesso às melhores ofertas e tarifas para passagens aéreas e outros serviços de deslocamento de passageiros para viagens de negócios. Assim, você garante otimização de recursos e despesas.

Além disso, o processo de reserva de hotéis é facilitado, já que o agente de viagens poderá filtrar, para além das melhores ofertas, os hotéis que oferecem as comodidades que os colaboradores precisam durante a viagem. Desse modo, os gestores otimizam tempo e podem priorizar outras atividades nas suas rotinas.

 

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Agora, você já sabe o que é GDS. E, para garantir que o sistema auxilie na coordenação das viagens corporativas da sua empresa, o ideal é contar com o apoio de uma agência especializada em turismo corporativo, que irá fazer a gestão da plataforma e garantir as reservas de hospedagem dos seus colaboradores.

A OpenTrips é a melhor opção disponível no mercado. Com diversas soluções para facilitar a rotina da gestão da sua empresa, contamos com sistema automatizado para gerir reservas, orçamentos, relatórios de despesas, entre outros.

 


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