Viagens a trabalho não podem ficar sujeitas às falhas do tipo “perdi o voo: o que fazer?”. Saiba como agir em situações como essas e não ter prejuízos.
Perdi o voo: o que fazer? Essa dúvida é muito comum, pois, por mais que a gente se planeje para uma viagem, ninguém está livre de imprevistos. Portanto, nada melhor do que estarmos munidos de informação para conseguirmos resolver o impasse sem problemas.
Pensando nisso, resolvemos disponibilizar uma espécie de guia sobre o que fazer quando perder o voo, incluindo dicas sobre como cancelar ou remarcar passagens, solicitar reembolso, entre outros detalhes importantes. Acompanhe até o final e não saia no prejuízo!
Perdi o voo: o que fazer?
Por mais que você seja prudente e pense em todos os detalhes da viagem, fatores externos podem atrapalhar os seus planos e o pior pode acontecer. Contudo, não se preocupe! Confira, a seguir, atitudes que podem ser tomadas para amenizar a dor de cabeça que, infelizmente, virá, se você perder o voo.
1 – Respire fundo e busque a companhia aérea
Caso você saiba antes que não vai conseguir chegar no aeroporto no dia e horário marcado, entre em contato com a companhia aérea que te vendeu a passagem e compartilhe o problema. Optar pelo cancelamento de passagem de avião talvez seja uma boa saída nesses casos.
Ao invés de se desesperar com o pensamento “perdi o voo: o que fazer”, você deve ficar mais tranquilo, afinal, sua ausência não terá sido por no-show — cancelamento por não comparecimento. Isso significa que nem tudo estará perdido, já que a passagem de volta estará garantida.
2 – Veja se consegue embarcar no próximo voo
Se você perdeu o voo e não pode se comunicar com a companhia aérea antes, uma atitude é tentar embarcar no próximo voo. Porém, isso vai custar um valor que será definido a partir da tarifa. As mais altas, geralmente, não cobram a taxa de no-show e o único custo será a diferença da tarifa entre os voos.
Já as tarifas promocionais, normalmente, não dão a opção de remarcação de passagem no-show, então, será necessário pagar por uma nova passagem aérea. O que não é uma notícia muito agradável para quem não tinha reservado uma verba para emergências.
3 – Verifique se você tem direito ao reembolso
Você pode estar se perguntando “perdi o voo: o que fazer”, mas saiba que ainda tem a possibilidade de ter o valor da passagem ressarcido. Isso também vai depender da tarifa. Quanto mais cara a tarifa, maior o percentual de reembolso, todavia, se for tarifa promocional, as chances de reembolso são nulas.
Entretanto, de modo geral, o reembolso de passagem aérea é de 40% podendo chegar até 100%, a depender das regras da companhia aérea. O mais importante é abrir um canal de comunicação com a empresa.
4 – Sabia que existe validade de passagem aérea?
Embora essa informação seja pouco veiculada, a validade de passagem aérea é uma realidade e pode te salvar em casos de perda de voo. O melhor a fazer é conferir no contrato qual o prazo informado.
É importante dizer que, conforme a resolução ANAC 400, a validade deve estar no contrato. Geralmente, a validade é de 1 ano, a partir da data de emissão. Nesse caso, pagam-se as taxas e o valor da diferença entre as passagens, sendo possível utilizar o bilhete em outra data.
5 – Não abra mão do reembolso da taxa de embarque
Perdi o voo: o que fazer? Simples! Peça o reembolso da taxa de embarque, já que não houve viagem! Você vai receber o valor referente ao trecho que custa, em média, R$ 35 em voo doméstico e R$ 60 em internacional.
No entanto, não pense que a taxa de embarque com reembolso é automática! É necessário que você entre em contato com a companhia aérea em até 12 meses após a data da viagem perdida e solicite o pagamento.
Como não perder o voo novamente
Já é muito frustrante não concretizar a viagem planejada, imagine cometer o mesmo erro outra vez? Para que você não passe por essa experiência em outro momento, veja algumas dicas, a seguir:
1 – Organize os documentos com antecedência
As chances de se atrasar aumentam muito se você deixar para reunir passaporte, cartão de vacina e documento de identificação de última hora. Portanto, faça isso com antecedência e deixe fácil o acesso a eles na hora de embarcar.
2 – Certifique-se dos dados do voo próximo ao dia da viagem
É normal que horários de voos com conexão sejam alterados. Por isso, quando estiver próximo ao dia do embarque, confira se todas as informações permanecem as mesmas. Basta acessar o site da companhia utilizando o código do localizador.
3 – Adiante-se no check-in
Caso não tenha mala para despachar, é possível fazer o check-in antes mesmo de chegar no aeroporto. Essa iniciativa economiza tempo, evitando protocolos burocráticos, além de ser uma forma de garantir a sua presença no voo.
4 – Voos com conexões muito curtas devem ser evitados
É muito comum passageiros de voos de conexão de menos de 1 hora se perguntarem “perdi o voo: o que fazer?”. Sendo assim, se puder escolher conexões mais longas durante o trajeto, melhor. É preciso se cercar de toda a segurança para que nada dê errado na viagem.
5 – Fique atento ao painel
Tenha certeza de que todos os detalhes são importantes na hora de viajar. Inclusive prestar atenção no painel que mostra as informações do voo, como o número do portão de embarque, por exemplo. Uma simples desatenção pode fazer você perder o voo e ganhar uma dor de cabeça.
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