Confira o passo a passo e construa um roteiro de viagem completo. Você verá como as viagens de trabalho da sua empresa podem ser ainda melhores.
Se você pensa que o roteiro de viagem serve apenas para passeios turísticos, é porque ainda não conhece os benefícios que esse planejamento também traz para as viagens de negócios. Um roteiro bem-feito otimiza tempo e poupa custos, dois pontos muito importantes para a saúde financeira de uma empresa.
A OpenTrips reconhece o valor que o roteiro de viagem tem na hora de planejar uma viagem cheia de compromissos. Então, vamos aprender a montar o roteiro da sua próxima viagem? Continue a leitura e bom trabalho!
Por que o roteiro de viagem é importante?
Quando falamos em roteiro estamos nos referindo a um plano de viagem com os compromissos que devem ser cumpridos a cada dia. Dessa forma, você assegura que não vai faltar a nenhuma atividade agendada e vai evitar que o orçamento estoure.
Quer mais benefícios? Ao ter total controle sobre a viagem é quase impossível vivenciar imprevistos desagradáveis, além de dificultar situações que geram ansiedade. Afinal, ao estarmos em uma cidade diferente, fora do nosso ambiente de costume, precisamos ter um porto seguro.
O que precisa ter em um bom roteiro de viagem de negócios?
Em primeiro lugar, é necessário conhecer a política de viagem da empresa, ou seja, saber quais são as diretrizes a serem seguidas ao longo do processo de viagem. A política de viagem inclui todos os parâmetros que envolvem os deslocamentos e gastos do funcionário viajante.
Os objetivos e as expectativas da equipe ao cumprir essa jornada devem ser considerados, além do conforto do funcionário. A partir daí, vai-se montando o roteiro de viagem que atenda perfeitamente ambos os lados: a empresa e o colaborador.
Crie o seu próprio roteiro de viagem
Agora que você conhece os pontos principais que um bom planejamento precisa ter, chegou a hora de aprender a como fazer roteiro de viagem. As dicas, a seguir, servem tanto para viagens nacionais quanto internacionais e devem ser seguidas passo a passo para garantir uma viagem de sucesso.
Defina o destino
Uma das principais etapas do roteiro é definir o destino de viagem. Quando se trata de viagem de negócios, essa decisão passa pela diretoria da empresa, que fará um balanço de quais os locais mais interessantes para realizar reuniões, conferências e outras atividades.
Verifique o orçamento disponível
A partir do destino, é possível elaborar o orçamento de viagens, já que você vai ter noção dos preços praticados no local e vai definir, com mais segurança, o valor que vai ser suficiente para a viagem.
O próximo passo para criar o roteiro de viagem é alinhar o orçamento disponível com os custos com hospedagem, alimentação, passagens, transporte interno, seguro de viagem, etc. O importante é não extrapolar o orçamento para não gerar problemas futuros para a empresa.
Escolha o período da viagem
A época do ano é outro ponto que pode interferir, inclusive, nos preços de passagem e hospedagem. Em épocas festivas, geralmente, os preços tendem a subir. Assim, o ideal é optar por datas normais.
Sem falar que o colaborador vai precisar saber o clima que vai enfrentar. Em algumas regiões, dentro e fora do país, o inverno é intenso, por isso, é necessário o uso de casacos mais quentes, meias e, em alguns casos, cachecóis, luvas e gorros.
Defina as datas
Os dias de ida e volta podem ser cruciais para fazer economia em passagens e hotéis. Tente planejar os compromissos de maneira que não necessite ficar tanto tempo em viagem, assim, otimizando tempo e dinheiro.
O tempo que o viajante tem disponível para ficar fora da empresa também deve ser analisado na hora de organizar as datas. O espaço entre as agendas pode ser menor ou maior, a depender desse fator.
Escolha a melhor hospedagem
O valor da diária e a localização do hotel andam lado a lado na hora de escolher qual será a melhor hospedagem. Não adianta optar por um hotel barato, mas longe do local onde os compromissos vão ser realizados.
A comodidade e o conforto também devem ser avaliados para bater o martelo na hora de reservar a hospedagem. Afinal, o funcionário vai precisar estar descansado para encarar uma agenda lotada de trabalho.
Saúde em primeiro lugar
Além de elaborar um bom roteiro de viagem, é fundamental garantir que o viajante tenha assistência de saúde, mesmo fora do seu estado ou país. Existem alguns convênios médicos que não cobrem situações fora da região de origem. Por isso, é necessário ir em busca de uma assistência de viagem.
Não há como ignorar que acidentes podem acontecer ou uma doença pode surgir repentinamente. Então, o colaborador precisa estar assistido corretamente para ter acesso a atendimento médico onde quer que ele esteja.
Roteiro de viagem é na OpenTrips
Na OpenTrips, você encontra, em uma única plataforma, tudo que é necessário para o seu roteiro de viagem. Pela tela do seu celular ou do computador, você pode ter atendimento personalizado orientado pela inteligência artificial e/ou por uma equipe de agentes de viagens de excelência.
Aproveite a praticidade e a eficiência, marcas dessa ferramenta que oferece solução completa de gerenciamento de viagens corporativas. Entre em contato conosco e agende uma simulação gratuita da nossa plataforma. Aguardamos por você!