Você já ouviu falar em startups de viagens? Assim como em outros mercados, o setor turístico tem apresentado cada vez mais empresas focadas em inovação e soluções tecnológicas para melhorar a experiência dos clientes.
Com o início da pandemia da Covid-19, o mercado do turismo precisou se reinventar para sobreviver ao momento em que as viagens foram suspensas temporariamente. De acordo com dados do World Travel & Tourism Council, foram menos de 200 milhões de empregos na área em 2020.
Não teve jeito, foi preciso se reinventar para acompanhar as mudanças. E foi desse cenário que surgiram muitas startups novas, focadas em oferecer serviços de planejamento e gestão de viagens — sejam elas corporativas ou a lazer. Quer entender mais sobre esse assunto? É só continuar lendo!
O que são startups de viagens?
Para entendermos o que é uma startup de viagens, é necessário dar um passo atrás e, primeiro, compreender o conceito de startup. A nomenclatura surgiu nos Estados Unidos, entre o meio da década de 90 e o início dos anos 2000. Apesar de não ter uma tradução precisa, é possível dizer que o termo significa “empresa emergente”.
Porém, não é só isso! Afinal, toda empresa que está começando poderia ser classificada como emergente, certo? No caso das startups, um dos conceitos mais bem aceitos na comunidade empreendedora é de que elas seriam empresas que buscam trabalhar com novos modelos de negócio e ideias inovadoras.
Outra característica que as startups têm em comum é o fato de serem empresas com custos de manutenção baixos, mas que conseguem ser escaláveis. Isso significa que elas conseguem crescer rapidamente e gerar, cada vez mais, lucro para seus investidores.
No caso de uma startup de viagens, o grande objetivo é revolucionar os modelos de negócio no ramo turístico, oferecendo novas soluções para problemas do dia a dia, como planejamento e organização de roteiros de viagem, controle de gastos e reservas de hospedagem e passagens aéreas.
O que faz uma startup de viagens corporativas?
Inserido no nicho dos novos players do mercado turístico está o modelo de startup de viagens corporativas. Essas empresas operam com o modelo de negócios B2B — Business To Business — prestando serviços para outras companhias que precisam de apoio na organização e no gerenciamento das viagens de seus funcionários.
Afinal, viagens de negócios fazem parte da rotina de muitas instituições. Elas são ótimas formas de criar oportunidades de negócios, acertar parcerias e captar novos clientes. No entanto, para que uma viagem corporativa cumpra com sucesso o seu objetivo, é necessário fazer um bom planejamento de todo o deslocamento.
É aí que entram as startups de viagens. Elas têm o papel de fazer todo o controle de viagens corporativas de uma empresa. A grande vantagem disso, é claro, é que a terceirização da tarefa de organizar os deslocamentos ajuda os gestores a terem mais tempo para focar em suas atividades do dia a dia.
Além disso, novas agências focadas no turismo corporativo também oferecem contato direto com fornecedores, o que permite adequação ao budget de viagem.
Outro benefício de contratar uma startup como essa é que ela dispõe de suporte 24h para que os funcionários de uma empresa estejam amparados em caso de imprevistos.
Serviços oferecidos por startups de viagens corporativas
Agora você já sabe o que é uma startup de viagens. Contudo, e na prática? Como uma agência como essa pode ajudar a sua empresa? A verdade é que existe uma gama enorme de possibilidades quando se trata desse assunto, a depender da necessidade de cada organização. Abaixo, você confere os serviços mais comuns:
Self booking
O self booking é um sistema através do qual os próprios colaboradores de uma empresa conseguem visualizar e escolher as melhores opções de reservas para sua viagem — seja de passagens aéreas, hotéis e/ou locação de carros.
Cartão corporativo
A emissão de um cartão corporativo para funcionários é outro dos serviços prestados por empresas de viagens corporativas. Usando esse cartão, o colaborador faz os pagamentos durante a viagem na própria conta da empresa, sem a necessidade de usar seu dinheiro e pedir reembolso depois.
Geração de relatórios de despesas
Através de um software automatizado, os colaboradores conseguem registrar no sistema todas as despesas que estão tendo durante a viagem de negócios. Com isso, a plataforma é capaz de gerar relatórios de despesa que podem servir como insumo para a tomada de decisões sobre viagens futuras.
Negociação de custos com fornecedores
Quando o assunto é gestão de viagens corporativas, uma das maiores preocupações das empresas é reduzir custos. Pensando nisso, as agências especializadas nesse segmento mantêm contato direto com fornecedores e conseguem negociar tarifas mais atrativas.
Controle de gastos e reembolsos
Muitas agências oferecem aos funcionários das empresas a possibilidade de upar no sistema notas fiscais e outros recibos de gastos de viagens. Assim, eles conseguem ter facilidade na hora de pedir reembolsos e transparência para saber quando e como serão ressarcidos.
Conte com a OpenTrips na gestão de viagens corporativas!
Na hora de planejar as viagens corporativas da sua empresa, conte com a Open Trips. Somos uma agência de viagens corporativas com DNA digital e tecnológico. Nosso objetivo é oferecer às empresas uma plataforma integrada de planejamento de viagens de negócios.
Através dos nossos serviços, é possível ter controle das despesas, da gestão de reservas, da emissão de cartão corporativo, entre outros. Contamos com um sistema completo de gerenciamento de viagens de ponta a ponta, de forma a melhorar a experiência dos funcionários e reduzir custos. Clique aqui e conheça a plataforma.