Você já ouviu falar de turismo corporativo? A expressão é bastante comum no setor turístico e hoteleiro, mas ainda não é tão conhecida pelo público. Apesar disso, esse tipo de turismo promete aquecer a economia e promover a geração de empregos e receita para diversas empresas.
Uma pesquisa de mercado realizada pela Global Industry Analytics revelou que as viagens de negócios estão entre os principais contribuintes para a economia global. Até 2026, a expectativa é que a modalidade movimente US$792 bilhões. Ficou curioso para entender do que se trata esse conceito? Continue lendo para descobrir!
O que é turismo corporativo?
Afinal, o que é turismo corporativo? Em poucas palavras, o termo nada mais é do que a expressão utilizada para designar viagens a trabalho, que acontecem quando uma empresa precisa enviar um de seus funcionários para outra cidade, estado ou, até mesmo, país para representar seus interesses.
Sendo assim, é considerado turismo corporativo toda situação em que uma empresa tem colaboradores viajando para e pela empresa. Em geral, o objetivo desse tipo de viagem é gerar oportunidades de negócios e/ou receita para a companhia, como reuniões, cursos, workshops, palestras, congressos, entre outros.
Turismo corporativo x Turismo de lazer
Agora que você já sabe o que são viagens corporativas, pode ser que esteja se perguntando a diferença dessa modalidade para o turismo de lazer. A verdade é que as pessoas que viajam a negócios ou a passeio têm necessidades e objetivos muito diferentes.
Normalmente, uma viagem corporativa tem opções mais limitadas de entretenimento. Afinal, o funcionário pode estar longe de casa, mas ainda está trabalhando. Por isso, é comum que ele precise se hospedar em locais próximos ao escritório ou ao local em que tem compromissos de trabalho a cumprir.
Além disso, no turismo corporativo é comum que o viajante tenha a necessidade de se manter conectado com seus chefes e/ou colegas de trabalho. Sendo assim, a conexão com a internet se torna outro fator bastante importante para as pessoas que viajam nessa modalidade.
A empresa que envia seus colaboradores em viagens também precisa se preocupar em fornecer alimentação e outras comodidades necessárias para a realização do trabalho. Um bom exemplo é escolher um hotel que tenha ferro de passar, para que o funcionário possa se vestir de maneira adequada ao representar a organização.
Já um turista viajando a lazer tem outras preocupações e necessidades em mente. Geralmente, ele escolhe sua hospedagem baseado nas opiniões positivas de outros clientes e/ou nas opções de entretenimento que o hotel fornece.
No turismo de lazer, o viajante está mais focado em visitar os pontos turísticos ao redor da cidade, então, se locomoverá bastante. Também está mais interessado em conhecer opções de recreação, esporte e lazer, além de estar em família e com amigos, já que não está trabalhando e tem bastante tempo livre.
Quais são os benefícios de uma política de turismo corporativo?
Uma empresa acostumada a enviar seus colaboradores em viagens de turismo corporativo precisa contar com diretrizes claras para todos os níveis hierárquicos. Afinal, é preciso ter controle de para onde os recursos da organização estão sendo destinados, além de fornecer a melhor experiência aos funcionários.
Ter uma padronização de processos — ou a chamada política de viagens corporativas — traz inúmeros benefícios para a rotina de trabalho. Em primeiro lugar, criar padrões a serem seguidos para despesas com viagens corporativas ajuda a manter os viajantes seguros e cientes de seus direitos e deveres.
Além disso, uma boa política de viagens corporativas deve direcionar os funcionários sobre o roteiro de viagem, isto é, a melhor forma de organizar seu dia a dia durante o período em viagem para cumprir com os objetivos da organização com aquele deslocamento.
A política de viagem corporativa ainda conta com a vantagem de reduzir custos desnecessários, já que estabelece regras sobre voos, hospedagem, alimentação, locação de carros, entre outras despesas essenciais durante uma viagem de trabalho.
Além disso, uma boa política deve apresentar normas claras sobre fluxos de aprovação de despesas, limite de gastos durante a viagem e reembolsos. Assim, o funcionário consegue ter acesso transparente a todas as informações necessárias para que o deslocamento ocorra sem maiores problemas.
Ao criar diretrizes de viagens de trabalho, é importante manter um canal de comunicação aberto com os funcionários. Afinal, são eles que estarão desfrutando do traslado e poderão oferecer feedbacks importantes para revisão e melhoria contínua dos processos.
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Esperamos que tenha gostado de entender mais sobre o que são viagens corporativas e como elas se diferenciam do turismo de lazer. Então, na hora de planejar e organizar o turismo corporativo da sua empresa, conte com a expertise da OpenTrips, que tem uma plataforma completa para te ajudar nessa missão. Oferecemos gerenciamento de reservas, controle de despesas financeiras, cartões corporativos, entre outras tantas soluções para facilitar a gestão das viagens de acordo com as necessidades de cada organização. Entre em contato e agende uma demonstração gratuita.