Viagens da sua empresa: 3 razões pelas quais você deve otimizar o processo de aprovação

Viagens da sua empresa: 3 razões pelas quais você deve otimizar o processo de aprovação

Porque um processo de aprovação de viagens descentralizado e ágil empodera os colaboradores e reduz a burocracia.

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o tal “senso de dono”, não é mesmo? Hoje em dia, o pertencimento dos colaboradores às empresas é algo que é muito cobrado e que pode mudar os resultados da companhia, pois mede o nível de engajamento da equipe com os valores principais do negócio. Mas para o propósito ser percebido na prática, é preciso que as companhias de fato deem liberdade para os seus empregados, colocando-os como principais tomadores de decisão de processos.

Quando falamos de novos formatos de viagens corporativas, sabemos que o self-booking é uma das principais tendências adotadas pelas empresas que desejam mais agilidade no dia a dia e redução de custos e burocracia. Mas o que muitas empresas não percebem é que adotando estes novos processos elas estão também fortificando esta cultura de liberdade com responsabilidade e aumentando o engajamento do time.

Neste post, abordaremos 03 principais razões pelas quais você deve descentralizar o processo de aprovação de viagens na sua empresa e quais as vantagens disso.

1.Reservas e orçamentos com mais agilidade

Vale lembrar que a nova geração de funcionários já está acostumada com grandes sites de pesquisa e reserva para viagens pessoais. Sendo assim, os funcionários possuem muita facilidade com a interface tecnológica do modelo de self-booking. Ao possuírem a liberdade de reservar as próprias viagens corporativas, o processo reduz exponencialmente o tempo de troca de e-mails, análise de custos e é claro, aprovação. Por isso, uma política de viagem bem elaborada e comunicada de maneira clara aos colaboradores é essencial. Falamos melhor disso no nosso post sobre o tema. Em um modelo self-booking, o tempo de aprovação de viagens que antes poderia levar horas e até dias, agora é reduzido para minutos, fazendo com que os funcionários tenham tempo para focar em outras atividades muito mais prioritárias para o core business da companhia. Além disso, os viajantes preferem ter a visibilidade completa de seu itinerário, tendo mais liberdade para alterá-lo e encaixá-lo com outros interesses.

2. Empoderamento da equipe

Como falamos anteriormente, a delegação de responsabilidades aos funcionários é um instrumento de engajamento e cultura. Muitas empresas buscam formas de fazer com que os funcionários de fato percebam o que é o “senso de dono”, mas possuem dificuldade em confiar que eles têm a liberdade de decisão. A sensação de fazer parte da empresa é bastante positiva, pois demonstra o nível de confiança dos gestores em seus colaboradores. Com isso, a empresa pode ver aumentar o nível de retenção e entrega do time.

3. Mais segurança

E por fim, mas não menos importante, este modelo permite a segurança total aos viajantes e gestores e ainda dá transparência ao processo. Além do colaborador ter mais agilidade ao reservar uma viagem, a empresa ganha com segurança e compliance, pois todos os dados ficam guardados em uma única plataforma, com fácil acesso e informações rastreáveis.

Sendo assim, permitir que os funcionários reservem suas próprias viagens, tendo uma política clara e com regras de segurança bem definidas, entrega uma melhor experiência, mais fluida, ágil e acessível e reduz tempo e dinheiro para empresa. Como cereja do bolo, ainda fortifica a cultura de pertencimento, retendo o time e mantendo-o engajado.

 


 

Interessado em saber como o self booking funcionaria na prática para o seu dia a dia? Agende uma demonstração conosco!